....

Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MÁSCARAS DE CARNAVAL


As pessoas com menos condição financeira usavam vestidos feitos de papel crepon, tecidos rústicos tingidos  e materiais de baixo custo para confeccionar suas fantasias; paetês, lantejoulas, brilhos e afins só eram usados pelas pessoas da  alta sociedade e pelas escolas de samba; já que quase sempre estes materiais eram caros e a população não tinha dinheiro para esses luxos.
O deleite da população era assistir o desfile dos corsos pelas ruas da cidade, os corsos eram compostos por um grupo de 10 ou mais pessoas, todas vestidas com a roupa igual e que saiam em desfiles tendo como fundo as marchinhas de carnaval que faziam muito sucesso!
Hoje em dia as crianças são as que mais gostam da fantasia de carnaval e para elas há fantasias e máscaras variadas
                             




                                                   .


CARNAVAL

A festa de Carnaval teve sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas não aceitas pela igreja e sociedade, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja.
 
Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.  A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Em 1723, o carnaval chegou ao Brasil trazido pelos europeus. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas.

No fim do século XIX até a década de 1950 foi a época de ouro do carnaval no Brasil, toda a população participava, hoje nem um décimo do povo participa. Entretanto, o carnaval brasileiro ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do carnaval verdadeiramente popular.